Em 2013 a WaterAid lançou a iniciativa "Four Cities" (Quatro Cidades), que começou a envolver-se com as Autoridades Municipais em quatro cidades africanas de crescimento rápido, incluindo Maputo. Como resultado deste envolvimento, a WaterAid trabalhou com a empresa Sheppard Robson para desenvolver um Plano Director de ASH para Maputo. Em 2018, Maputo sofreu uma seca extrema que teve um impacto grave nas suas principais fontes de água. Como resultado das alterações climáticas, é provável que a gravidade e a frequência de tais fenómenos meteorológicos extremos aumentem.
Em discussão com o governo nacional e as autoridades municipais, a WaterAid foi convidada a organizar um workshop para discutir a sustentabilidade do abastecimento de água e da gestão dos recursos hídricos em Maputo, usando o documento do Plano Director como referência. Como resultado deste workshop, a WaterAid decidiu apoiar o desenvolvimento de uma proposta ao Green Climate Fund (GCF) – Fundo de Clima Verde para solicitar fundos de adaptação climática para melhorar a ASH e a gestão dos recursos hídricos na área do Grande Maputo.
Por sua vez, o Presidente do Município de Maputo, Eneas Comiche, tem sido um forte apoiante deste trabalho e participou na cimeira de alto nível sobre Água e Clima, organizada pela WaterAid e pela Sua Alteza Real, Príncipe (agora Rei) Charles III, onde apresentou pessoalmente o caso de investimento para construir a resiliência dos recursos hídricos de Maputo. Isto resultou no envolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para apoiar o trabalho e actuar como a agência acreditada para canalizar o financiamento do GCF.
Actualmente, ainda se está a trabalhar para desenvolver a proposta com apoio técnico da WaterAid, depois do feedback positivo do doador.