Estratégia Nacional

2022

-

2028

Melhorar a saúde pública e a resiliência das comunidades

A WaterAid desenvolveu a sua Estratégia Nacional (2022-2028) com o objectivo de melhorar a saúde pública e a resiliência das comunidades por meio do acesso a serviços de ASH adaptados ao clima.

Esta estratégia possui dois objectivos estratégicos: 

No âmbito destes dois objetivos estratégicos, a WaterAid está a implementar os seguintes projectos:

Legenda da fotografia

Projecto SHARE (Maputo e Gaza)

2022

-

2026

Liderado pela Right to Play, e que integra a WaterAid e a FHI 360, o Projecto Educação em Saúde Sexual e Reprodutiva, também chamado “Projecto SHARE”, conta com o financiamento do Global Affairs Canada (GAC), tem duração de 5 anos (2021- 2026) e está a ser implementado nos distritos de Namaacha e Boane (Maputo), Chókwe e Chongoene (Gaza). O mesmo foca-se na difusão de mensagens sobre saúde sexual e reprodutiva, ASH nas escolas (incluso GHM) e unidades sanitárias. No âmbito do SHARE, a WaterAid também está a implementar um projecto com o financiamento do Latter Days Saints Chruch (LDSC) em Chogoene, onde está a melhorar infra-estruturas de ASH em unidades sanitárias.

Legenda da fotografia

Água Potável, Família Saudável – Niassa

2022

-

2023

Com financiamento de vários doadores, incluindo Wimbledon Foundation, Hogan Lovells e DP World, este projecto visa contribuir para melhores resultados em termos de saúde, especialmente para as mulheres e raparigas, melhorando o acesso a serviços de ASH sustentáveis e melhorando os comportamentos de higiene em 5 unidade sanitárias e nas comunidades circundantes do distrito de Cuamba. Através de uma combinação do reforço dos sistemas de saúde, da melhoria da mudança de comportamento e da prestação de serviços, a WaterAid está a capacitar as comunidades, em particular as mulheres e as raparigas, para exigirem os seus direitos em matéria de ASH e a reforçar a capacidade do governo local para garantir a sustentabilidade a longo prazo. A WaterAid planeia melhorar os furos de bombagem manual perto das instalações de cuidados de saúde para SAA alimentados por energia solar com redes de distribuição tanto para as instalações de cuidados de saúde, assim como para os agregados familiares e reunirá as partes interessadas e os parceiros comunitários para discutir, testar e melhorar os modelos e as soluções de gestão.

Legenda da fotografia

Água, Saneamento, Higiene para Saúde

2022

-

2023

Com duração de 10 meses e financiamento da Heineken Africa Foundation (HAF), este projecto visa apoiar o Governo de Moçambique nos seus esforços de sensibilização para adopção de melhores hábitos de higiene como um mecanismo de prevenção contra doenças de origem hídricas ou que podem ser prevenidas por via de uma boa higiene. O projecto também visa advogar por um maior investimento em ASH do sector de saúde tendo construído infra-estruturas de ASH em 3 unidades sanitárias do distrito de Marracuene com objectivo de apresentá-las como um modelo de prestação de serviços de saúde seguros.

Legenda da fotografia

Transform WASH

2022

-

2027

Transform WASH é um programa de USAID de cinco anos, no valor de 18,6 milhões de dólares, que apoia os esforços do governo de Moçambique para reforçar a governação do sector da água, aumentar o acesso à água e acelerar a adopção de comportamentos de higiene essenciais. Está a ser implementado por um consórcio liderado pela Tetra Tech e que envolve a Care, Iris Group e a WaterAid, que contribui na implementação através da realização da avaliação da capacidade organizacional dos actores chave (DNAAS, AURA e AIAS) e do desenvolvimento de um plano de capacitação destas instituições a nível central e local.

Legenda da fotografia

Saneamento baseado no mercado em Marracuene

2022

-

2023

Com base nas lições aprendidas no projecto em Boane, a WaterAid decidiu implementar a abordagem de saneamento baseado no mercado em Marracuene. Diferente de Boane, em Marracuene fez-se a combinação da promoção de saneamento melhorado com o abastecimento de água, colocando os operadores privados (operadores de SAA) como os principais fornecedores de serviços de ASH por ser conveniente, fiável e mais profissional do que os artesãos que trabalham sozinhos apenas a fornecer latrinas. Como resultado, já há prestação de serviços de água e saneamento integrados no bairro Eduardo Mondlane, houve melhoria das competências técnicas de gestão do governo local, através da sua participação em sessões de formação proporcionadas pelo projecto, e o negócio de saneamento foi promovido de forma inclusiva, sustentável e integrada.

Legenda da fotografia

Serviços Resilientes ao Clima, de Água, Saneamento e Higiene

2023

-

2024

O SERCAS é um projecto que vista a melhorar a resiliência do distrito de Cuamba face aos efeitos das mudanças climáticas, por via do apoio ao governo local na elaboração de um plano de gestão de recursos hídricos, na melhoria da eficiência da provisão de serviços de ASH, bem como discussão dos desafios que afectam a sustentabilidade do abastecimento de água e gestão na província do Niassa. O projecto tem a duração de 12 meses, conta com o financiamento do SIDA e está a ser implementado pela WaterAid em coordenação com a ARA NORTE, DNGRH e Direcção Provincial das Obras Públicas de Niassa.