Mensagem do Director Nacional

Março 2024

Loren ipsun dolor sit amet consectetur adipiscing elit

Legenda da fotografia

Desde o seu estabelecimento em Moçambique, em 1995, a WaterAid tem vindo a impactar milhares de pessoas em várias províncias e a influenciar positivamente o desenvolvimento do sector de água no País. Para além de melhorar a vida das pessoas, o sucesso da WaterAid pode ser visto em alguns destaques como a influência da Política de Águas (para considerar um máximo de 300 pessoas por cada fonte dispersa de água em vez de 500), o desenvolvimento de Planos Directores de Água e Saneamento para vários municípios e a introdução de novas tecnologias, tais como a bomba de corda e sistemas fotovoltaicos. Na área de saneamento, introduziu o primeiro Centro de Demonstração no País, assim como novas tecnologias como saneamento ecológico, SatoPan e saneamento baseado no mercado.

Inicialmente, a WaterAid trabalhou, na maior parte, em zonas rurais e ajudou na construção de vários furos de água, bem como na melhoria da higiene e saneamento. Em 2002, abriu escritório na Província de Zambézia e, em 2004, na Cidade de Maputo para expandir os seus projectos, assim como estar mais perto das instituições governamentais e influenciar a tomada de decisões que impactam o sector. Em Maputo, implementou-se também o primeiro projecto urbano. Em 2016, a WaterAid iniciou um projecto em Nampula.

À medida que implementa projectos, a WaterAid faz, em paralelo, um trabalho de advocacia com o objectivo de sensibilizar o Governo, as comunidades e outras partes interessadas sobre a importância de ASH e provocar mudança a grande escala para o cumprimento do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável Número 6: Acesso à água potável e saneamento seguro para todos.

Actualmente, a WaterAid está focada na sua Estratégia Nacional (2023-2028), que tem como objectivo melhorar a saúde pública e a resiliência das comunidades por meio do acesso a serviços de ASH adaptados ao clima e transformativos de género.

Espero que gostem deste resumo sobre a nossa história em Moçambique.

Boa leitura!

Gaspar Sitefane
Director Nacional