Resposta à Emergéncias

Março 2024

Intervenções da WaterAid no âmbito de emergências

Legenda da fotografia

Resposta ao surto da cólera

Em 2023, a WaterAid implementou um projecto para responder ao surto da cólera, nos distritos de Mecanhelas e Cuamba, em Niassa, em coordenação com as autoridades do governo e o WASH Cluster, tendo feito a (1) Disseminação de mensagens de prevenção em rádios comunitárias e megafones; (2) Distribuição de material de comunicação (cartazes); (3) Distribuição do produto Certeza para o tratamento de água e sabão; (4) Formação de Agentes Polivalentes Elementares (APEs) em matérias de prevenção e disseminação de mensagens sobre cólera; e (5) Implementação da abordagem Case Area Targeted Intervention (CATI) com técnicos de saúde para fazer o rastreio dos casos.

Legenda da fotografia

Resposta à pandemia de COVID-19

A WaterAid juntou-se aos esforços do MISAU para minimizar a propagação e o impacto da COVID-19 no País. As acções incluíram o desenvolvimento de um plano de resposta com actividades financiadas por vários doadores, incluindo Heineken Africa Foundation e Poul due Jensen Foundation. A WaterAid apostou na sensibilização para mudança de comportamento, através de campanhas com carro móvel e motovalas, que circularam nas cidades de Maputo e Matola, sensibilizando as populações sobre práticas de higiene para prevenção da COVID-19. Também juntou-se à produção e distribuição de materiais de comunicação para mudança de comportamento em diferentes línguas locais e fez a instalação de estações de lavagem de mãos nos espaços públicos em Maputo e Nampula.

Em Niassa, a WaterAid melhorou infra-estruturas de ASH em três unidades sanitárias destinadas a receber pacientes com COVID-19, distribuiu materiais de higiene e capacitou profissionais de saúde em 16 unidades sanitárias. Este trabalho foi financiado pelo UNICEF e contribuiu também para uma avaliação rápida do estado de ASH das unidades sanitárias rurais da Província.