Água / Saneamento / higiene
Janeiro 2023
-
Dezembro 2023
Programa de Maputo
Legenda da fotografia
Em 2004, a WaterAid criou o seu primeiro projecto urbano em Moçambique, que resultou na continuação de um projecto iniciado pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF), no âmbito da emergência das cheias de 2003, tendo alcançado o seguinte:
- Extensão da rede em 50 km nos bairros Urbanização e Aeroporto.
- Construção de 2.000 latrinas melhoradas, valas de drenagem secundárias e terciárias.
- Primeiro bairro a ter cobertura de 100% de água e saneamento, serviços de esvaziamento de latrinas através de Vacutugs e tractor com tanque acoplado.
- Introdução do saneamento ecológico, serviços de recolha e gestão de resíduos sólidos.
Estas experiências foram depois replicadas em outros projectos nos distritos Municipais KaMavota (a partir de 2007) e KaMubukwana (a partir de 2011), que contaram com o financiamento da União Europeia em Moçambique. No distrito Ka Mavota, o projecto abrangeu os bairros Costa do Sol, Albasine, Hulene, Mahotas e FPLM, e no distrito Ka Mubukwana, os bairros Inhagoia “A”, Inhagoia “B”, Luís Cabral e Mavalane “B”, tendo tido os seguintes resultados:
- Estabelecimento de OCBs ligadas à ASH, desenvolvimento de planos estratégicos e construção de casas comunitárias para o seu funcionamento.
- Construção de 3 SAA, 37 fontanários, 20 quiosques de água, extensão da rede pública e 4.283 ligações domiciliárias.
- Estabelecimento de um canal de comunicação para os consumidores colocarem as suas preocupações sobre os serviços de AA para o Conselho de Regulação de Águas (CRA).
- Estabelecimento de Centros de Demonstração de Saneamento e treinamento das OCBs na construção de latrinas melhoradas e ecológicas.
- Instalação de serviços de Gestão de Resíduos Sólidos (GRS) primários e de esvaziamento de latrinas com Vacutugs e tractores.
- Construção de 11 blocos sanitários e 11 bebedouros em escolas.
- Instalação de equipamento informático e um banco de dados sobre ASH.